Você sabe o que são os atrasados do INSS? De modo geral, esse termo se refere aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganharam ações de revisão ou concessão de benefício na Justiça. Ou seja, são valores que os contribuintes do órgão federal precisam receber.
Contudo, muitas pessoas ainda não sabem como consultar sobre a possível data de pagamento e o status deste tipo de precatório. Sendo assim, a Precato preparou este post exclusivo que vai abordar tudo o que você precisa saber sobre esses títulos a receber — inclusive como saber se estou na lista para receber os atrasados do INSS. Confira conosco e boa leitura!
O que são os atrasados do INSS?
Os atrasados do INSS são valores devidos àqueles que têm direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, mas que ainda não foram pagos. Em outras palavras, são quantias que o INSS deveria ter liberado antes, mas, por questões administrativas, não houve o repasse no tempo certo.
Isso pode acontecer em várias situações, como quando é necessário um pedido de revisão de aposentadoria ou pensão, ou mesmo quando o valor de um benefício não é pago corretamente desde o início.
Além disso, muitos atrasos ocorrem quando o INSS não paga os valores retroativos devidos, entre o momento em que o benefício foi solicitado e quando finalmente é liberado ao beneficiário. Em resumo, atrasados são a diferença entre o valor que o beneficiário recebe do instituto e o que deveria receber.
Esses valores, muitas vezes, acumulam-se ao longo do tempo, e é isso que chamamos de atrasados do INSS. E é justamente por isso que entender como e quando você pode receber esses valores é tão importante. Isso você confere a seguir!
Como são pagos os atrasados do INSS?
Em resumo, os atrasados do INSS podem ser pagos por meio de precatório ou Requisição de Pequeno Valor. Se o valor for inferior a 60 salários mínimos, ele será pago por RPV, com prazo máximo de 60 dias após a expedição. Se o valor ultrapassar 60 salários mínimos, o pagamento será feito mediante precatório federal.
Transforme seu processo em dinheiro com total segurança.
Somos especialistas em precatórios. Atendimento humanizado e transparente do início ao fim.
Falar com especialista
Porém, o pagamento de precatórios depende da inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) e do teto de gastos, que limita os valores que podem ser pagos imediatamente.
Qual é a diferença entre Precatório e RPV?
Nem todos os atrasados do INSS se tornam um precatório federal. Para o título se tornar um precatório, ele precisa ter valor igual ou superior a 60 salários mínimos. Caso contrário, ele se torna uma Requisição de Pequeno Valor (RPV), que possui tramitação mais rápida e com um prazo máximo de 90 dias.
Como acompanhar o pagamento dos atrasados do INSS que são precatórios?
Os precatórios do INSS são federais e, por isso, sua consulta deve ser feita no site do Tribunal Regional Federal (TRF) responsável pela ação. Cada TRF tem seu próprio portal, mas o processo de consulta é semelhante. Você precisará inserir o número do CPF, número do processo e outros dados solicitados no site.
Quem vai receber os atrasados do INSS em 2025?
Se você está esperando para receber atrasados do INSS em 2025, há boas notícias! Quem ganhou ação na Justiça contra o INSS, seja para concessão ou revisão de benefício, e teve decisão final até julho de 2024, está na lista para receber. E se o titular já faleceu, os herdeiros habilitados também podem sacar o valor.
Além disso, tem prioridade na fila quem tem mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. Ou seja, nesses casos, o pagamento costuma sair mais rápido, tanto para RPVs (valores até 60 salários mínimos) quanto para precatórios (acima desse valor).
Vale lembrar que, devido a mudanças recentes na PEC 114, cerca de 25% dos precatórios do INSS de 2024 não foram quitados e serão pagos em 2025. Esses pagamentos ficarão concentrados em precatórios alimentícios e de menor valor, com prioridade para os casos mencionados.
Fique de olho no site do tribunal responsável pelo seu processo ou converse com seu advogado. Assim que o pagamento for liberado, o valor cairá diretamente na conta bancária indicada no processo.
O que são precatórios alimentares e como eles são pagos?
Os precatórios alimentares são aqueles que têm prioridade de pagamento em relação aos outros tipos de precatórios. Esse tratamento especial se aplica aos beneficiários idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves. Esses precatórios podem ser quitados de forma mais rápida, conforme as regras determinadas pela PEC dos Precatórios.
Se você se encaixa nesse perfil, seu precatório será priorizado, garantindo que você receba o pagamento antes dos demais beneficiários.
Quais os direitos dos beneficiários de precatórios?
Os beneficiários dos precatórios do INSS têm direitos importantes, como correção monetária e juros. Esses direitos garantem que o valor final do precatório seja maior que o valor inicial determinado na sentença.
Além disso, os precatórios alimentícios têm prioridade e são pagos mais rapidamente, especialmente em casos de beneficiários com mais de 60 anos ou com doenças graves. Se o beneficiário falecer antes de receber o precatório, seus herdeiros têm direito de reivindicar o valor devido.
Leia mais em nosso post sobre quem tem direito aos precatórios e como receber antes
O impacto da PEC 114 nos precatórios: o que mudou?
A PEC 114 mudou bastante como os precatórios são pagos no Brasil. Agora existe um limite anual de gastos, então, se o valor total dos precatórios passar desse teto, parte deles fica para o ano seguinte. Além disso, em alguns casos, o pagamento pode ser parcelado, deixando a espera um pouco maior para quem está na fila.
Por outro lado, a PEC garantiu prioridade para os precatórios alimentares, como os do INSS, principalmente para idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. Assim, mesmo com as novas regras, quem mais precisa tem preferência para receber primeiro.
Tem precatório do INSS para receber? Antecipe com a Precato!
Agora que você entendeu como receber os atrasados do INSS, que tal antecipar seu título e utilizar o seu dinheiro como preferir, sem esperar muito tempo na fila?
Na Precato, isso é possível! Após a negociação do seu precatório federal, você terá o dinheiro em mãos em apenas 1 dia útil após a assinatura do contrato. E o melhor: sem gerar parcelas mensais e com pagamento imediato.
Não espere mais! Se você tem direito aos precatórios do INSS, entre em contato com um de nossos especialistas e obtenha acesso ao crédito de maneira rápida e sem complicação. Saiba como antecipar!
Para mais informações, continue acompanhando o Blog da Precato e confira outros conteúdos informativos como este!