Pular para o conteúdo

7 cuidados ao vender um precatório: o que você deve fazer

cuidados ao vender um precatório

Tomar os devidos cuidados ao vender um precatório são essenciais para garantir uma negociação justa, com embasamento legal e que seja realmente uma solução à fila de espera. Afinal, a prática é bastante comum e possui regras importantes para que aconteça de modo tranquilo e efetivo.

Além disso, é preciso atenção para não cair em um golpe do precatório, onde a transação pode ocorrer de modo ilegal ou causar um grande prejuízo para o dono do título. Por isso, a Precato preparou este artigo exclusivo que vai elencar os 7 principais cuidados ao vender um precatório. Se preferir, o conteúdo está disponível em vídeo em nosso Canal do Youtube ou no link a seguir. Confira conosco e informe-se!

1 | Saiba com quem está negociando: o primeiro entre os cuidados ao vender um precatório

Assim como qualquer negociação, seja ela física ou online, conhecer a empresa que está por trás da proposta de antecipação de precatórios é fundamental. Por isso, confira informações como tempo de funcionamento, localização da sede e a regulamentação jurídica da instituição.

De modo geral,  quanto mais você souber sobre as empresas que compram precatórios e sua atuação no mercado, mais seguro você estará para fechar seu negócio.

2 | Negocie apenas com pessoas jurídicas

A negociação exclusiva com empresas resguarda o credor de diversas maneiras. Por exemplo, ele tem maior confiança de que a negociação possui segurança jurídica e acontecerá respeitando todos os requisitos que constam na Constituição Federal. Além disso, empresas como a Precato possuem conhecimento especializado que irão contribuir para um atendimento personalizado que irá informar o credor de todas as etapas da negociação.

3 | Evite fazer acordo com quem usa o precatório como moeda de alienação

Há duas formas diferentes de vender um precatório. Em uma delas, a negociação acontece similar à aquisição de um veículo por financiamento, onde o bem fica alienado pela instituição que cedeu o empréstimo. No caso dos precatórios, essa é uma opção menos interessante, uma vez que vincula a transação ao pagamento dos títulos.

Na prática, a empresa cede o crédito ao dono do precatório e o vincula na operação. O que significa que é necessário aguardar até a quitação para que se finalize a venda. Dessa forma, é possível que todo o procedimento leve anos e que o credor precise estar relacionado nas operações ao longo do tempo.

4 | Buscar provas sociais é um dos cuidados ao vender um precatório

Sempre que um credor tem dúvidas se a Precato é confiável, nós nos cercamos de nossas provas sociais para mostrar a idoneidade e compromisso da empresa em realizar os melhores negócios. Isso porque possuímos mais de 4 anos de mercado, com atendimento a cerca de 16 mil pessoas e mais de 600 milhões transacionados. E o melhor: temos em nossos canais oficiais, depoimentos reais de quem optou pela Precato e está satisfeito com a antecipação do seu título.

Por isso, fica a dica como um dos cuidados ao vender um precatório: converse com quem já negociou e veja o que dizem os credores que optaram pelo acordo.

5 | Preserve o honorário do advogado

Uma dúvida comum de quem pensa em vender um precatório é sobre a parte do advogado diligente da causa. Na Precato, nós reservamos o honorário contratual da operação, através de uma escritura de cessão.

Dessa forma, caso o profissional não queira antecipar seus honorários, ele permanece com o percentual que a lei permite, sem qualquer ônus para a negociação por parte do credor.

6 | Tenha as informações básicas sobre o precatório

Alguns dados como o número do processo, a fase de execução, como ele foi gerado e as partes envolvidas são importantes para quem opta por negociar um precatório. Além disso, deve-se ter o conhecimento a respeito de valores e obrigações financeiras, como por exemplo, a declaração do precatório no imposto de renda.

Sendo assim, na Precato, nós prestamos atendimento personalizado que informa de modo objetivo e prático todas as questões que envolvem a tramitação e pagamento do título. Dessa forma, a sua decisão de vendê-lo acontece a partir do conhecimento amplo da negociação.

7 | Nunca antecipe nenhum valor para receber o precatório

Por fim, uma prática que levanta suspeitas e pode indicar fraudes ou golpes diz respeito à cobrança antecipada de valores para antecipar um precatório. Ela se torna desnecessária porque todo o montante que envolve a negociação se relaciona a um pagamento líquido, ou seja, precisa estar incluso na cessão do crédito.

Na Precato, não há nenhum valor a se pagar em nenhuma etapa da venda do título, e todos os encargos e custos são especificados no contrato. Em outras palavras, ao final, o credor receberá seu dinheiro com impostos, encargos, tributos e despesas inseridos no pagamento.

Aprendeu sobre os cuidados ao vender um precatório? Negocie seu título com a Precato!

Agora que você conhece os principais cuidados ao vender um precatório, temos uma dica adicional para quem possui este tipo de título e aguarda o pagamento. Com a Precato, você sai da fila e tem seu dinheiro em mãos, em até 24 horas após a assinatura do contrato.

Entre em contato com um de nossos especialistas e não espere mais! Aqui, você pode antecipar o seu precatório federal, precatórios estaduais de Santa Catarina ou São Paulo ou precatórios municipais de SP.

Aproveite e faça uma consulta simples e intuitiva, utilizando a ferramenta exclusiva da Precato que é capaz de entregar as informações do seu precatório de um jeito fácil e seguro.

cuidados ao vender um precatório
precato

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo