Pular para o conteúdo

Venda de precatório federal: entenda como funciona

venda de precatório federal

Ainda que muitos chamem de venda de precatório federal, a negociação que envolve ceder o direito de um título da União para terceiros deveria ter o nome de acesso ao crédito sem parcelas. Afinal, muito mais do que um negócio, ela é uma oportunidade do beneficiário de sair da fila de pagamento e realizar sonhos sem qualquer dívida mensal.

Além disso, o procedimento é totalmente legal e está incluso na Constituição Federal. Ou seja, optar por ele é um modo seguro e rápido de ter seu dinheiro em mãos.

Por isso, a Precato preparou esse conteúdo exclusivo para explicar tudo que envolve a venda de precatório federal e como realizá-la. Confira conosco e boa leitura!

Saiba também | Como consultar precatório pelo CPF

Afinal, a venda de precatório federal é uma boa opção?

Primeiramente, vamos entender como surge um precatório federal. Em resumo, após a sentença favorável em uma ação judicial contra a União, o juiz emite uma ordem de pagamento para quitar a dívida para com o credor.

No entanto, o cumprimento dessa ordem, na forma de precatório, pode levar alguns anos. Ou seja, essa situação pode ser prejudicial para pessoas que necessitam desse recebimento. Por outro lado, existem algumas opções viáveis que os titulares desses créditos podem considerar. É o caso da venda de precatórios.

Porém, quando falamos em vender, a impressão que se tem é que estamos apenas transferindo a outro um bem, vantagem ou benefício. Mas no caso dos precatórios, é muito mais do que isso. Afinal, enquanto título público, ele não faz parte do seu orçamento, não configura patrimônio líquido e sequer possui uma data exata para ter quitação.

venda de precatórios venda de precatório federal

Acessar o crédito do precatório é transformar seu direito em dinheiro vivo

Sendo assim, um termo interessante a se utilizar para a prática de venda de precatório federal seria acesso ao crédito sem parcelas. Isso porque a transação significa exatamente isso. Ou seja, o dono do precatório passa para a Precato o direito ao título e, em contrapartida, recebe rapidamente o dinheiro referente a ele.

O melhor é que não há qualquer custo, o dinheiro fica disponível em até 24 horas após a assinatura do contrato. Por fim, o beneficiário também não contrai qualquer mensalidade a pagar futuramente.

E para quem tem dúvidas ou receios, a prática está prevista no Artigo 100 da Constituição Federal.

Entenda melhor | 5 motivos para acessar o crédito de um precatório

Principais vantagens da venda de precatório federal

São vários os benefícios de optar pela venda de precatório federal, e podemos elencar entre os principais, a lista a seguir.

Concretizar projetos e realizar sonhos

Pessoas que aguardam o pagamento de um precatório podem estar esperando esse dinheiro para concretizar projetos pessoais. Por exemplo, realizar uma reforma, fazer uma viagem, adquirir bens ou mesmo investir o dinheiro. Não importa. Ao acessar o crédito do seu precatório você é livre para utilizar o valor como preferir.

Quitar dívidas com a venda de precatório federal

Este é outro cenário muito comum entre pessoas que estão na fila de pagamento de precatórios. Em outras palavras, é possível que elas possuam dívidas no cartão de crédito, órgãos de proteção ou mesmo com empresas.

Por outro lado, não é possível utilizar os títulos que possui nestas transações. Dessa forma, o acesso ao crédito sem parcelas pode ser o respiro financeiro para zerar qualquer dívida.

Quem compra precatório federal?

Ao se interessar pela venda de precatório federal, o próximo passo é conhecer as empresas que compram precatórios, como é o caso da Precato. A partir do cumprimento irrestrito da lei, a Precato conta com uma equipe multidisciplinar que avalia o seu precatório e realiza uma proposta de acordo com o valor e características do título.

Em resumo, significa que você terá atendimento personalizado e poderá esclarecer quaisquer dúvidas que venha a ter sobre a negociação.

venda de precatórios municipais venda de precatório federal

Qual o deságio na venda de precatório federal?

Um dos elementos recorrentes na venda de precatório federal é o deságio. Isso porque ele se refere à compra de um título por um valor inferior ao seu preço nominal. Porém, o deságio de precatórios acontece por diversos motivos e não é um problema na operação.

Afinal, é necessário arcar com os custos da operação, remunerar as pessoas que estão envolvidas no processo de compra do precatório e compensar o tempo de espera na fila pelo novo credor.

Todavia, quem opta por acessar o crédito sem parcelas tem a seu favor o recebimento ágil, seguro e a possibilidade de usar o dinheiro do precatório como preferir. Em resumo, a questão mais importante no deságio é entender que ele permite maior liberdade para você receber.

Apenas os precatórios federais podem ser negociados com a Precato?

Não. Além dos precatórios federais, a Precato também permite ao beneficiário de precatórios estaduais de São Paulo e precatórios municipais da cidade de São Paulo a saírem da fila. Em todos os casos, o procedimento é o mesmo e, após a avaliação do título, o credor recebe uma proposta.

Saia da fila de espera e tenha o dinheiro do seu crédito em mãos!

Agora que você compreendeu melhor sobre a venda de precatório federal, que tal acessar seu crédito com segurança agora? Afinal, com a Precato, você transforma o seu título em dinheiro e fica livre para usar como quiser.

 E o melhor: acessar o crédito antecipado do seu título não gera nenhuma despesa ou mensalidade. Ou seja, sua única preocupação será decidir como utilizar o dinheiro. E o procedimento também vale para quem tem um precatório federal ou precatório estadual de São Paulo. Não espere mais!

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Precato.

precato

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo