Pular para o conteúdo

Atraso nos precatórios: veja como receber o pagamento mais rápido

O atraso de precatórios é algo bem comum, e muitos credores demoram mais tempo para receber os seus títulos do que esperam. 

Alguns fatores influenciam no atraso no pagamento de precatórios, como: tipo do precatório, idade do credor e doença preexistente, que são algumas das prioridades.

Isso causa diversos transtornos para os que precisam utilizar esses valores em seus objetivos e projetos pessoais. Contudo, há alternativas para receber o pagamento desses títulos mais rápido.

Quer saber mais sobre o atraso de precatórios e como solucioná-los de forma prática? Então, leia este artigo da Precato e saiba como fazer para receber seu título mais rápido.                                         

Por que acontece o atraso nos precatórios?

O atraso de precatórios ocorre por diversos motivos, desde demora para publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA) até fatores externos, como crises financeiras ou até mesmo a pandemia causada pelo novo coronavírus, por exemplo. 

Todos esses fatores podem influenciar o orçamento do Governo, que precisa priorizar a divisão dos recursos e, muitas vezes, os credores têm que lidar com demoras no pagamento de precatórios.

A seguir, conheça os principais motivos que levam ao atraso dos precatórios.

Entenda porque acontecem os atrasos no pagamento dos precatórios

Tipo de precatório

O tipo do precatório afeta na ordem e em possíveis atrasos no pagamento de precatórios. Eles são divididos em alimentares e não alimentares

Os precatórios alimentares são todos aqueles provenientes de:

  • Salários;
  • Proventos;
  • Indenizações por morte ou invalidez;
  • Vencimentos;
  • Acidentes de trabalho.

Os precatórios alimentares têm preferência de pagamento. Ou seja, os credores desses precatórios recebem primeiro do que os títulos não alimentares.   

Precatórios não alimentares, ou comuns, provêm de:

  • Indenizações por danos morais;
  • Desapropriações de terras;
  • Desapropriações de imóveis;
  • Tributos.

Os títulos comuns não possuem prioridade de pagamento. Assim, o pagamento deles pode ser realizado em tempo diferente. Assim, há mais chances de atraso no precatório comum. 

Ordem na fila de prioridades

Outro fator que influencia no atraso de precatório é a ordem na fila de prioridades. Além dos títulos alimentares, outros pontos são utilizados para definir os credores que receberão primeiro.

Com isso, os credores que entram na fila de prioridades para receber os precatórios são:

  • Credores acima de 60 anos
  • Pessoas com doenças graves previstas em lei
  • Pessoas com deficiências previstas em lei

Os credores acima de 80 anos fazem parte do critério de superioridade. Ou seja, devem passar na frente de todos os credores na hora de receber o pagamento de precatórios. 

Atraso precatórios

Demora na aprovação da LOA

A demora na aprovação da LOA é outro fator para o atraso nos precatórios. Para serem pagos, é preciso que os títulos sejam incluídos na lista de pagamento da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A LOA é divulgada anualmente, e os precatórios são pagos apenas após a sua divulgação, pois é por meio dela que o governo define como será utilizado o dinheiro público.

Para que um título seja incluído na LOA de 2022, por exemplo, a sua expedição deve ocorrer entre 02 de julho de  2020 a 01 de julho de 2021. 

Ou seja, o credor deve aguardar todo esse prazo para receber o título, que, neste caso, pode ter prazo de pagamento até 31 de dezembro de 2022.

Entretanto, têm ocorrido atrasos na publicação das LOAs. Ao acontecer a demora na divulgação da lista, há também o atraso dos precatórios, prejudicando os credores que terão que aguardar mais tempo para receber os valores dos seus títulos. 

Pagamento dos precatórios em 2022

Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 114, a possibilidade de atraso dos precatórios se tornou mais real, visto que ela permitiu que o Governo deixasse de pagar 25% da verba prevista.

Em outros termos, isso significa que o beneficiário pode estar na lista de pagamento e não receber o valor devido em 2022.

Falando nisso, o pagamento dos precatórios se iniciou em julho de 2022, se estendendo ao longo do ano e seguindo a ordem de prioridades estabelecida em lei.

Saiba como receber os precatórios atrasados

O que fazer em caso de atraso de precatórios?

Uma das formas de fugir do atraso de precatório é por meio do adiantamento do título. A venda de precatórios é garantida por lei, conforme o artigo 100 da Constituição Federal

Contudo, o credor deve ter alguns cuidados ao realizar a venda dos seus precatórios, como:

  • Busque serviços profissionais: conte com uma empresa especializada em precatórios para vender seus títulos, como a Precato. Isso garante que a documentação seja feita de forma correta, evitando obstáculos. 
  • Fique atento à instituição bancária: somente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal podem realizar o pagamento dos precatórios. Por isso, não passe informações para outras instituições bancárias.
  • Evite o risco de fraudes: informe seus dados pessoais e do título somente para empresas especializadas e reconhecidas no mercado de precatórios, pois há golpes conhecidos no mercado e é preciso ficar atento.
  • Não pague taxas extras: a documentação necessária para a venda do precatório é extensa. No entanto, as empresas especializadas realizam essa parte burocrática e sem cobrar dos clientes que vendem seus títulos.
  • Verifique se a empresa é confiável: Por fim, somente venda seu precatório para uma empresa após verificar se ela é idônea. Analise as informações como: site institucional, CNPJ, clientes satisfeitos, redes sociais, entre outras.

Livre-se da burocracia dos precatórios com a Precato!

A Precato atua no mercado há mais de 16 anos, com credibilidade comprovada e renome em todo o país, sendo a opção mais indicada na hora de vender e comprar precatórios.

Com atendimento facilitado, realizado pela internet, permite que clientes de todo o Brasil sejam atendidos, além de contar com uma rede ampla de atendimento e contato com diversos cartórios do país.

Assim, a Precato facilita o processo de venda e compra dos títulos e permite que cada vez mais credores recebam precatórios sem atraso.

Por isso, se você tem dúvidas ou quer adiantar o recebimento dos valores, a Precato é a melhor escolha. Antecipe o pagamento com agilidade e segurança.

Quer saber mais? Então, entre em contato com a Precato para agendar uma conversa e conhecer melhor a antecipação de precatórios.Gostou deste conteúdo? Continue no Blog da Precato para saber mais informações sobre precatórios e temas relacionados.

precato

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo